This blog has some posts in portuguese that make sense to be written in portugese and not in English. My excuses to all my friends or readers who cannot read Portuguese, but nevertheless there is always very good translators in the web and I am sure you will not be dissappointed with my decison of making a Blog bilingual.

Saturday 4 July 2009

A change in my Blog

Este Blog é um conjunto de peças soltas que sendo inicialmente um agregador de noticias e pensamentos em torno do meu trabalho de investigação conducente ao doutoramento em Redes Sociais e Aprendizagem evoluiu para uma vertente mais tranversal e pessoal. Provavelmente os posts, ou entradas, apenas fazem sentido para mim, mas claro está um Blog é mesmo isso, um conjunto de entradas pessoais de partilha pública. Nesta época de rápida mudança devo confessar que demoro algum tempo para assimilar e compreender o potencial das ferramentas emergentes. Algumas de facto mudaram e continuam a mudar a minha forma de estar perante um computador. A primeira mudança foi em 1993 com o Netscape, mas só mais tarde fui capaz de integrar nas minhas práticas de vida. A segunda foi o e-mail. De facto ainda me lembro em 1994 quando pretendia falar com um professor tinha de ser pessoal, senão não dava. Mas o professor Raul Moreira Vidal foi a pessoa que proferiu um comentário, que certamente já não se lembra, à porta da secretaria do DEEC na FEUP da Rua dos Bragas mudou a minha prática de vida. A terceira foi o ADSL que não me lembro quando foi talvez no ano 2000 em que revolucionou a minha utilização massiva da Internet. A quarta sim foi a mais determinante foi o Google que hoje uso para tudo, de facto é um verdadeiro canivete suiço.... Dai para a frente o número de ferramentas explodiu. A que achei fascinante no dia que o papa Bento XVI foi eleito, no ano 2005, estava em Tuebingen e percebi a importância das redes sociais e decidi nesse dia ( Abril de 2005) investigar mais sobre a utilização destas ferramentas na educação, a minha ârea de trabalho e prazer. Sim eu sou um dos professores que tem prazer em lidar com jovens. Bom neste momento percebi o real uso do Blog, demorou mas ainda uso muitas ferramentas que considero que ainda não dislumbrei a real dimensão da sua utilidade. Neste momento ando numa de integração. Palavra fascinante, que em conjunto com a interoperabilidade e adaptação compõem as palavras chave do meu trabalho de investigação que comecei a escrever. Bem haja a todos os meus amigos e colegas que interagem comigo e me permitem compreender a utilização destas ferramentas digitais.

No comments: